November 5, 2017

Please reload

Posts Recentes

Cirurgia Plástica gratuita

November 4, 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Cirurgia Plástica gratuita

November 4, 2017

    Esta semana fiz uma cirurgia que me deu uma recompensa muitíssimo valorosa. Essa daí de baixo:

 

    Levantei cedo, fui pra Femina Day Clinic, que tem uma estrutura excelente. diga-se de passagem, e fiz uma cirurgia inteiramente sem cobrar nenhum centavo.

    Foi uma otoplastia, a cirurgia para tratar a chamada "orelha de abano". A paciente e a mãe me permitiram publicar esse sorriso maravilhoso dela aí do lado.

    A criança, já pré-adolescente, é linda, não tem necessidade de nenhuma alteração da sua aparência pra ser mais encantadora do que já é.

    E ela me encantou justamente dizendo que, apesar de algumas vezes ser xingada por ter "orelhas de abano", não queria fazer a cirurgia pra agradar ninguém. Ela só queria chegar nos padrões que ela tinha pra ela mesmo. Poxa... Virei fã da menina.

    Os pais dela não têm condição de arcar financeiramente com os custos do procedimento. Então participaram da seleção do programa Cirurgia Plástica Solidária.

    É uma ação oficial super bacana da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, regional aqui de Goiás. Nela, os pacientes recebem totalmente gratuitos o trabalho de cirurgiões plásticos, cirurgiões auxiliares e anestesistas voluntários.

    O processo todo é muito interessante porque quem escolhe quem serão os pacientes operados nunca são os cirurgiões plásticos.

    Primeiro passam por uma triagem com um grupo de assistentes sociais que fazem a avaliação de renda e quais cirurgias precisam.

    Na grande maioria dos casos, fazemos cirurgias reparadoras de pessoas que perderam a mama, que têm alguma cicatriz limitante de movimento, câncer de pele, etc. Mas também temos os casos em que a alteração física que fazemos é principalmente para tratar a mente. De uma criança humilhada pelos colegas de escola, de um adolescente que não troca de camisa na frente dos amigos ou de uma senhora que se acha ridícula quando se maquia...

    A cirurgia de otoplastia, claro, não vai impedir que algum colega mal-educado chateie minha paciente, mas, segundo os padrões dela, vão dar mais instrumentos pra ela encarar melhor a situação.

    A otoplastia é uma cirurgia com duração média de uma hora e trinta minutos, uma incisão discreta, somente atrás das orelhas, como essa abaixo (não é um paciente real meu, só uma foto que peguei na internet pra exemplificar):

     Por esse acesso, descolo pele e mudo a cartilagem das orelhas conforme for necessário. Os pontos ficam bem escondidos, assim como a cicatriz, bem fina. E a recuperação é rápida também, com o uso de uma faixa para proteger as orelhas, de uma a quatro semanas.

 

Hospital Fêmina Day Clinic: www.feminadayclinic.com/

Regional Goiás da SBCP: http://www.cirurgiaplastica.org.br/go/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga