Mastopexia sem Prótese: descubra aqui se você pode ter bom resultado com essa Plástica
- Dr. Diego Paiva
- 15 de abr.
- 3 min de leitura

Ao longo dos anos os seios sofrem, naturalmente, alterações em sua forma e posição. Gravidez, amamentação, perda de peso e o próprio envelhecimento afetam diretamente a elasticidade da pele e o posicionamento das mamas. Para muitas mulheres, esse processo causa desconforto estético e emocional. A mastopexia sem prótese é uma opção de solução segura e eficaz para devolver ou produzir seios atraentes sem recorrer ao uso de implantes.
Como é feita a mastopexia sem prótese?
A mastopexia sem prótese é uma cirurgia que reposiciona as mamas, levantando os tecidos naturais e retirando o excesso de pele e até de seio, se houver. Durante o procedimento, é possível também pode remodelar a glândula mamária, devolvendo firmeza e formato ao seio. Em praticamente todos os casos, a aréola é reposicionada para um local mais central e proporcional, e também tem seu tamanho diminuído.
Diferente do que muitas imaginam, não é necessário colocar uma prótese para alcançar um resultado bonito e prazeroso. A cirurgia utiliza o volume mamário da paciente, valorizando a forma natural do corpo com elegância e equilíbrio.
Para quem é indicada?
Essa técnica é ideal para mulheres que possuem um volume mamário adequado (não pequeno demais), mas se incomodam com a flacidez e a “queda” das mamas — tecnicamente chamada de ptose mamária. Na cirurgia também é possível reduzir os seios, é o que chamamos de mastopexia ou mastoplastia ou mamoplastia redutora.
É fundamental passar por uma avaliação de especialista Cirurgião Plástico para verificar o grau de flacidez, a quantidade de tecido mamário e os objetivos estéticos da pessoa. Cada corpo tem características únicas, e a mastopexia sempre é personalizada para atender com precisão às expectativas reais.

Diferenças em relação à mastopexia com prótese
São duas cirurgias tecnicamente diferentes, mas principalmente, cada uma tem um tipo de resultado. O principal ponto que tem que ser bem entendido é que o resultado da mastopexia sem prótese (moldagem que depende da firmeza do seio de antes da cirurgia, entrega naturalidade e sutileza) não é comparável ao da mastopexia com prótese (firmeza aumentada e formato sensual na parte de cima da mama). E não é questão de um ser melhor ou pior que outro, mas é que têm objetivos diferentes. Cada pessoa deve ter contato com os tipos de resultado e decidir qual considera melhor pra si própria.
Enquanto a mastopexia sem prótese entrega valorização da leveza, da feminilidade e da elegância da forma natural dos seios, a versão com implante apresenta um efeito mais volumoso e exuberante.

O resultado compensa?
A taxa de satisfação entre as pacientes que optam pela mastopexia sem prótese é bastante alta. Isso se deve, em grande parte, à naturalidade do resultado e à recuperação da autoestima. Quando bem indicada, a cirurgia proporciona mamas simétricas e rejuvenescidas, sem a necessidade de um corpo estranho, que seria a prótese.
O ponto chave para a satisfação é a conexão entre cirurgião plástico e paciente, com total entendimento do tipo de resultado que ela quer e o que está proposto entregar.
Muitas mulheres relatam que voltaram a se sentir à vontade com o próprio corpo, usando roupas que antes evitavam e resgatando a confiança em sua aparência e própria sensualidade.

Antes e depois
Conclusão
A mastopexia sem prótese é uma excelente alternativa para quem deseja levantar os seios de forma natural, com segurança e resultados duradouros. Mais do que uma transformação estética, trata-se de um resgate da própria feminilidade, auto-confiança e sensualidade. Como cirurgião plástico, sempre reforço: o segredo está em escolher o procedimento certo para o seu corpo e seus desejos, com sabedoria, técnica exemplar e respeito à sua essência.
תגובות